Fórum das Associações Profissionais de Engenharia da CPLP

No seguimento do IV Congresso Internacional da Ordem dos Engenheiros de Angola, que decorreu nos dias 18 e 19 de novembro, a OET participou numa reunião presidida pelo Bastonário da Ordem dos Engenheiros de Angola, para a instituição do “Fórum das Associações Profissionais de Engenharia da CPLP ”, encontrada com o intuito principal de promover e reforçar as relações entre associações de profissionais de engenharia da CPLP.

Fórum A Eng

Para além da Ordem dos Engenheiros Técnicos de Portugal, nesta reunião (em formato híbrido) estiveram presentes presencialmente no Hotel InterContinental em Luanda (Angola) e virtualmente via plataforma Cisco Webex, 15 associações, entre as quais a Ordem dos Engenheiros de Angola, a Ordem dos Engenheiros de Cabo-Verde, da Ordem dos Engenheiros de Moçambique, da Associação dos Engenheiros Técnicos da Guiné-Bissau, da Ordem dos Engenheiros de Portugal, do Instituto de Segurança e Saúde Ocupacional de Cabo-Verde (ISSO), da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho - ANEST (Brasil).

Os participantes acordaram e concluíram o seguinte:

1. Instituir o Fórum das Associações e Ordens Profissionais de Engenharia da CPLP sem prejuízo das iniciativas já existentes;
  2. Conciliar a actividade das associações existentes na comunidade da CPLP estudando uma eventual unificação daquelas que se mostrarem redundantes;
  3. Reforçar as relações entre as associações e ordens profissionais de engenharia da CPLP para permitir a livre circulação entre todos os países e profissionais;
  4. Instituir a realização anual do Fórum de forma rotativa entre os países da comunidade;
  5. A próxima reunião do fórum será em Moçambique, aquando da realização do congresso.

Fonte: OET